Cannabis poderá conter crescimento do cancro mama...

Os componentes activos da cannabis e os seus derivados poderão reduzir o crescimento do cancro da mama e o desenvolvimento de metástases, constata uma equipa de cientistas espanhóis que testou os efeitos desta droga em ratinhos, noticia a agência EFE.

Em comunicado, os investigadores da Universidade Autónoma de Madrid (UAM), da Universidade Complutense de Madrid e do Centro Nacional de Biotecnologia destacaram esta segunda-feira que os canabinóides podem deter e acabar com as células derivadas de tumores de mama.

Esta descoberta acaba de ser publicada na revista Cancer Cell, na qual os cientistas explicam que a investigação foi realizada com ratinhos afectados pelo modelo genético de cancro da mama MMTVneu. Estes animais, segundo a UAM, geram tumores da mama, de forma espontânea, que posteriormente são transferidos por metástases ao pulmão, porque expressam elevados níveis de uma proteína chamada "oncogene ErbB2", também presente nos humanos que sofrem deste tipo de cancro.

Os cientistas indicaram que a propriedade anti-tumoral parece vir do receptor de canabinóides CB2, enquanto que os efeitos psicotrópicos associados a esta droga se devem fundamentalmente ao receptor CB1, que é "o que se expressa predominantemente no sistema nervoso", explicam os especialistas.3

Comentários

Mensagens populares