Fumar cannabis aumenta os riscos de câncer nos testículos

Consumidores de cannabis que fumam ao menos uma vez por semana, ou regularmente a partir da adolescência, dobram os riscos de desenvolver a forma mais agressiva de câncer de testículos, estima um estudo americano relatado no jornal britânico Guardian.

Os cientistas do centro de pesquisa sobre o câncer Fred Hutchinton, de Seattle, começaram este estudo depois de ter descoberto que os testículos são um dos raros órgãos munidos de receptores da substância ativa da cannabis, o tetrahidrocanabinol (THC).

Os resultados conduziram-os a pensar que o uso da maconha pode estar especificamente ligado ao desenvolvimento de tumores de testículos, ditos germinais não seminomatosos. Essa forma muito agressiva de câncer atinge homens entre 25 e 35 anos e responde por cerca de 40% dos casos de câncer de testículos, o restante é muito raro mesmo se as causas aumentam depois de algumas décadas.

A partir do ano de 1950, o número de casos de câncer de testículos tem aumentado de 3 a 6% por ano nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na Austrália e na Nova – Zelândia. Durante o mesmo período, o uso da cannabis tem aumentado nas mesmas proporções. Foram estes números que inicialmente conduziram os pesquisadores a avançar nas hipóteses de uma associação entra essa droga e o câncer de testículos.

Para este estudo, os pesquisadores entrevistaram 369 homens que sofrem de câncer nos testículos, na idade de 18 a 44 anos, sobre o consumo da cannabis. Eles igualmente entrevistaram sobre o mesmo assunto 979 homens saudáveis.

Comentários

Mensagens populares