Cannabis é droga mais consumida

A cannabis é a droga mais consumida em Portugal, seguindo-se, ainda que em menor grau, a cocaína, o ecstasy e as anfetaminas. A heroína é a mais comum entre a população reclusa e a que causa mais mortes. As conclusões, segundo a Lusa, são do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), que hoje revela o relatório «A situação do país em matéria de drogas e toxicodependências – 2009».

Cannabis é droga mais consumidaDe acordo com este relatório, entre 2001 e 2007, «estudos nacionais apontam para um aumento moderado do consumo a nível da população portuguesa e para uma diminuição a nível das populações escolares e da população reclusa». Os condenados em 2009 por crimes ao abrigo da Lei da Droga continuavam a ser maioritariamente homens (87%), sendo a idade média de 30 anos, indica o relatório anual do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT).

Do total, 16% eram estrangeiros e cerca de 56% dos condenados eram solteiros.A maioria vivia com familiares, predominando a coabitação só com a família de origem (32%) ou só com a família constituída (31%).

Comentários

Mensagens populares