O que mudaria nos EUA com a legalização da maconha?

1- As detenções por maconha cairiam e abririam espaço na prisão para criminosos verdadeiramente perigosos. Tal como agora, há uma apreensão de droga feita a cada 18 segundos nos Estados Unidos. Agora, nem todas estas detenções são relacionadas com a maconha, e de fato, as detenções por maconha tem diminuído. No entanto, houve mais de 800.000 detenções relacionadas com maconha em 2008, e ainda existem algumas destas detenções realizadas enquanto você lê esse texto.


2- Menos crianças teriam acesso a maconha. Hoje crianças tem acesso a maconha quase tão fácil quanto têm acesso a álcool e cigarro.
Com a maconha legalizada, crianças seriam instruídas por adultas e não estariam sujeitas a traficantes, que não se importam com a idade e condições de seus “clientes”

3- A violência nas ruas cairia bruscamente. Com a maconha legalizada, não haveria a violência do trafico e compradores não se exporiam tanto à criminalidade. Com sua venda regularizada, haverá sempre um pacto seguro entre usuários e vendedores. Assim como uma cerveja que pode ser serivda de forma pacifica por um garçom sem uma arma na cintura.


4- Lucro! Governos estaduais e federais lucrariam muito com a legalização da maconha. Com a erva legalizada, o governo poderia estipular altos impostos sobre ela, criando um novo e fortíssimo fluxo de receita a um pais. Estudos mostram que a só a Califórnia poderia faturar mais de 1 bilhão de dólares com o imposto sobre a maconha legal.
Vale também lembrar que a maconha criminalizada custa 14 bilhões por ano aos cofres públicos com a ilusória “guerra as drogas”. Esse dinheiro , além de economizado e usado em bens sociais, se converteriam em lucros e benefícios.


5- A maconha legalizada induziria mais pessoas ao uso?
Não necessariamente. Na Holanda, onde a maconha é legal a todos os maiores de 18 anos, o percentual de usuários ainda é menor que a metade dos usuários dos Estados Unidos. Seria isso uma divergência cultural entre os holandeses e americanos? Talvez, mas mesmo na Europa, os franceses, italianos, espanhóis e ingleses ainda apresentam índices de consumo de maconha maiores que na Holanda, mesmo a maconha sendo ilegal em todos esses países.


6- A maconha legalizada traria investimentos ao país. Grandes indústrias e corporações têm o interesse em usar a maconha para a produção industrial, medica e terapêutica. Vale lembrar que países que legalizou a maconha para uso medicinal, o lucro em investimentos sobre a erva já superou farmácias homeopáticas.

7 – O tão famoso trafico mexicano iria se erradicar, isso significa que mais de 90% das autoridades americanas poderiam se dedicar diretamente ao combate de drogas verdadeiramente perigosas como a metanfetamina, cocaína e heroína. Isso sem mencionar o terrorismo do trafico mexicano sobre os Eua, que hoje afeta políticas de ruas e carcerárias. Com a legalização, cartéis de drogas enfraqueceriam, dando brecha para que problemas críticos que afetam a estrutura social do país fossem mais atendidas.

E aí eu pergunto: Por que não legalizar?

Comentários

  1. Acho que legalizar droga em Portugal, era a melhor coisa que deviam de fazer :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz o que pensas...

Mensagens populares