Estudo, o THC inibe o crescimento do cancro do pulmão


O Tetrahydrocannabinol (THC) é o princípio activo da marijuana e foi demonstrado que ou potencia ou inibe o crescimento do tumor, dependendo do tipo de cancro e a sua génese patológica. Pouco é sabido sobre a actividade de canabinóides como o THC e a sua influência no factor do crescimento epidérmico (EGF) em cancros de pulmão com sobre-expressão do receptor, que são altamente agressivos e resistentes à quimioterapia.

Estudo o THC inibe o crescimento do cancro do pulmão

Neste estudo, foram caracterizados os efeitos de THC no EGF de crescimento induzido e nas metástase de seres humanos com cancro de células não-pequenas do pulmão usando as linhas de células A549 e SW-1573 em modelos in vitro. 

Descobriu-se que estas células expressam os receptores de canabinóides CB1 e CB2, conhecidos por serem os alvos de acção dos efeitos do THC, e que essa acção do THC inibiu o crescimento do EGF induzido, de chemotaxis (fenómeno do movimento das células) e de chemoinvasion (teste para averiguar o potencial invasor das células). Além do mais, há estudos que indicam que o THC pode agir inibindo a fosforação do EGF induzido de ERK1/2, JNK1/2 e AKT. O THC também induziu a fosforação de quinase focal de adesão em tyrosine 397. 

Adicionalmente, em estudos de ratos vivos com imunodeficiência severa, havia inibição significativa do crescimento subcutâneo do tumor e metástase do pulmão das células A549 nos animais tratados com THC, em comparação com as amostras de controlo. As amostras de tumor do animais tratados com THC revelaram efeitos anti-proliferativos e anti-angiogenicos (impede o crescimento de vasos sanguíneos). Este estudo sugere que canabinóides como o THC devem ser explorados como moléculas terapêuticas singulares para controlar o crescimento e metástase de certos cancros de pulmão.


Comentários

Mensagens populares