Pela primeira vez na história, maioria dos americanos apoia legalização da maconha


Pela primeira vez na história, a maior parte dos americanos defende a legalização da maconha. Ao todo, são 52% a favor e 45% contra, de acordo com pesquisa do Pew Research, um dos mais respeitados institutos de pesquisa dos Estados Unidos.

Em 1969, o número de americanos que defendiam a legalização da maconha era de 12%. Há 20 anos, eram 17%. Mesmo uma década atrás, menos de um terço dos americanos diziam ser a favor da legalização da maconha.

Segundo o levantamento da Pew, atualmente, o apoio à legalização atinge dois em cada três entre os que nasceram a partir de 1980 e hoje estão com 18 a 33 anos (geração do milênio). Na geração X, nascida de 1965 a 1980, é 54%, pouco acima dos baby-boomers, que nasceram entre 1946 e 1964 (50%). Os da geração anterior ainda são mais reticentes, com 32% de apoio.

A defesa da legalização da maconha, assim como do casamento entre pessoas do mesmo sexo e uma reforma da imigração, tem ganho força nos últimos anos nos EUA. Mas, a não ser por políticos da ala libertária do Partido Republicano, quase nenhuma autoridade defende mudanças na lei.

O presidente Barack Obama, considerado “super cool” em outras partes do mundo, leva adiante uma ampla campanha de repressão ao comércio de maconha.

Comentários

Mensagens populares