Canábis pode prevenir diabetes




Consumidores habituais de canábis têm níveis de insulina mais baixos, segundo um estudo científico que poderá levar ao desenvolvimento de novos tratamentos contra a diabetes.

A tetracannabinol (THC) - substância ativa do canábis que já mostrara dar resultados contra os efeitos secundários da quimioterapia, como as náuseas - parece ser também eficaz na prevenção da diabetes, segundo um estudo cujas conclusões foram divulgadas no "American Journal of Medicine".

A associação entre o consumo de canábis e os baixos níveis de insulina foi estabelecida com base nos dados de 5 mil pessoas, recolhidos entre 2005 e 2010 nos Estados Unidos, no âmbito da Observação Nacional para a Saúde e Nutrição.

Perto de duas mil pessoas revelaram ter consumido canábis em alguma altura das suas vidas e mais de uma em cada dez (579) eram consumidores regulares.
Tratamentos com THC

Apenas os que haviam consumido a droga no último mês mostraram ter maior protecção contra a diabetes, sugerindo que os efeitos em causa não perduram no tempo. Os consumidores habituais apresentaram em jejum níveis de insulina em média 16% inferiores em comparação com os que nunca haviam consumido a droga.

Murray Mittleman, que conduziu o estudo levado a cabo na Unidade para Investigação de Epidemiologia Cardiovascular do Diaconisa Beth Israel Centro Médico de Boston, referiu que anteriores estudos já haviam mostrado baixos índices de obesidade e de diabetes entre os fumadores de marijuana.

Caso a eficácia do THC na prevenção da diabetes venha a ser confirmada por futuros estudos, novos tratamentos poderão vir a ser desenvolvidos utilizando a substância ativa da droga sem os seus efeitos intoxicantes.

Fonte : Expesso

Comentários

Mensagens populares