Que Riscos tem a Cannabis? (Que riscos tem a Maconha?)

Existe alguma controvérsia acerca da perigosidade da Cannabis. Afinal que riscos tem a Cannabis e até que ponto ela é perigosa? Se algumas opiniões dramatizam os seus riscos, não deixa de ser igualmente incorrecto ignorar a existência de riscos. Vejamos, caso acaso, o que se sabe.

Dependência? A Cannabis tem baixo potencial de dependência, não provocando
dependência física mas tendo algum potencial de dependência psicológica. Hoje em dia sabe-se que o potencial de adição a substâncias e hábitos varia muito de pessoa para pessoa.

Esquizofrenia? Em pessoas susceptíveis, a Cannabis pode contribuir para desencadear surtos de esquizofrenia e outras desordens psíquicas. Porém a relação não é directa, não sendo causa mas apenas mais um factor, o que depende muito da proporção THC/CBD, e ainda mais da pessoa.

Depressão? Um dos efeitos mais comuns da Cannabis é propiciar melhor humor, havendo estudos que apontam que pode ter efeitos ansiolíticos e antidepressores. No entanto, o consumo pode também contribuir para estados de depressão, que estão documentados, em especial no consumo crónico em grandes quantidades, dependendo das pessoas.

Desenvolvimento intelectual? Apesar de haver estudos nesse sentido, cada vez é menos credível que a Cannabis possa diminuir as capacidades intelectuais de modo crónico. Pelo contrário, foi já demonstrado que o THC pode fazer crescer as células neuronais (2). Porém, durante o crescimento o efeito da Cannabis pode ser tão mais adverso quanto mais nova a pessoa for. Após o consumo, a memória a curto prazo pode ficar afectada, mas não a longo prazo ou de modo crónico.

Motivação? A Cannabis pode reduzir a motivação para certas tarefas, tornando a motivação mais selectiva. Há quem considere que pode contribuir para o “síndrome amotivacional” em alguns consumidores. Porém esta teoria não é consensual e o próprio conceito considerado vago, apenas se podendo dizer que a Cannabis pode contribuir em casos em que exista predisposição para a desmotivação, algo até comum na adolescência, o que aumenta a contra-indicação a menores.

Actividade motora? Consumidores habituais desenvolvem tolerância permitindo um maior controlo motor, porém em experiências intensas ou nas primeiras experiências a resposta motora pode ficar alterada, o que faz o consumo contra-indicado antes de actividades como conduzir.

Aparelho respiratório? Fumar, em geral, tem sérios riscos para o aparelho respiratório. Está provado que fumar Cannabis pode causar bronquites e enfisemas, mas não cancro pulmonar, tendo estudos recentes mostrado que o THC pode inibir a formação de cancro do pulmão.

Outros riscos para a saúde? O fumo proveniente da combustão pode também ter impacto noutros órgãos, como a boca e o fígado e comida tem mais riscos digestivos. O efeito de taquicardia que a Cannabis tende a provocar pode comportar riscos para pessoas susceptíveis ao nível cardíaco.

Consumo de outras substâncias? A “escalada” é cada vez mais consensualmente
considerado um mito, em parte explicado pela junção de mercados de substâncias ilegais, na maioria dos países.

Mas convém não esquecer que os produtos adulterados podem conter outras substâncias com os seus próprios riscos.

Comentários

  1. bons motivos para continuar a fumar ;)

    ResponderEliminar
  2. Mais motivos para eu continuar fumando !

    ResponderEliminar
  3. Eu kero fumar cannabis, ke mais interesa ?

    ResponderEliminar
  4. Apesar de sermos nós a decidir o que fazemos ou não, e só a nós dizer respeito, é muito importante sabermos as consequencias dessas escolhas... ou as possiveis consequencias, o importante é informar, pois ao informar estamos a mostrar a verdade, e a abrir mentalidades...

    ResponderEliminar
  5. vo fumar ate more..............

    ResponderEliminar
  6. TINHA QUE LEGALIZAR NO BRASIL !
    DAAI VAMOS FUMAR PRA CARALHO !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kanalbis!;` e nois que tha mermoo rapaziada
      vamo fumar pra fikar di briza esses porra en vez de legalizar o bagui ne não!!!

      Eliminar
  7. e nois kii taa paraa pra q

    ResponderEliminar
  8. aff, se fosse bom ja tava legalizado !
    Jesus te ama

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E VOCE ACHA QUE ALCOOL É BOM ? ACHA QUE O GOVERNO QUER SEU BEM ? -_-


      ( se oriente e depois, dê sua opinião)

      Eliminar
  9. Senhor Anonimo do dia 30 de Janeiro de 2011, Aconselhava-o a dar mais umas vistas de olhos pelo site, ve as aplicaçoes da cannabis na medicina, ver a utilidade dela para o bem estar e economia... verá que nao esta ilegal por ser má, mas por ir contra o poder economico, das farmaceuticas, das petroliferas e dos politicos que ganham com a proibição...

    Jesus tambem o ama a si, mas decerto que ele usva cannabis, visto que era pratica recorrente na epoca, e digo mais á indicios que muitas das curas dele foram feitas com oleos provenientes de cannabis...

    a cultura esta á mão de qualquer um, convem informar e depois comentar!!!!

    jesus te ama!!!!

    ResponderEliminar
  10. se fosse a pelo menos 20 anos atras a legalidade da maconha seria viável mas nos dias de hoje ,com a juventud sendo criada num sistema que só a favorece ,absolutamente não .
    imagine um boy de tamboré,fumando um dois por um,na castélo,pilotando um esportivo?
    quantas mórtes ele iria causar?
    reflita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se a maconha fosse legalizada, ela teria REGRAS para ser usada da melhor forma possível para a sociedade (:

      Eliminar
  11. Caro amigo anonimo, reflita no seguinte, o que seria de um boy de tamboré, bebendo umas cervejas, ou umas cachaças, na casteló, pilotando um esportivo? quantas mortes iria ele causar?... pense nisso? valerá a pena pribir o alcool também? ou melhorar a educação e informação ao inves de proibir????

    quantos boys nao, andam ai a fumar e a conduzir esportivos? ou acha que é por a maconha se proibida que ela nao e fumada enquanto se conduz? quantas mortes ao volantre ouve falar, por conduzir sobre o efeito de maconha?
    agora diga quantas é que ouve falar por consumo de alcool???? nem sequer pensou nisso, pois nao????

    ResponderEliminar
  12. Se canabis for legalizado no brasil vai ter mais disgraças que ja tem tem jovens que bebem e tem muito mais que usa canabis se for legalizado o pais vai passar a ser um inferno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara senhora ou senhor, a cannabis hoje vem sendo muito difundida em meio aos jovens, e é muito comodo dizer que a maconha é responsavel pela violencia quando quem mais perderia com a discriminilizaçao da erva seriam os traficantes e os policiais corruptos. A maconha é proibida muito mais pelo pré conceito e pela caretisse americana do que por seus males reias. No caso da maconha ja se sabe que maconha nao produz violencia o que causa mortes brutais e doenças terriveis é a cocaina o crack e agora o ox, que ja vem atormentando grandes cidades, e se sabe tambem que da maconha pode-se produzur potentes remedios conta o glaucoma a nausea que a quimioterapia gera em quem esta com cancer ou HIV.
      Entao caro leitor, por favor nao venha com achismo para cima de mim, por que aqui ninguem é mirim nao, ve se desliga a televisao, e va pesquisar coisas concretas, e nao se aliene a opiniao de um reporter! (peço desculpas pela falta de acentuaçao, mas estou em um teclado norte americano!)

      Eliminar
  13. CANNAB´s NO BAGui CErtoO FAIz BEM MEU CALMANTE
    E NOIS FORTE ABRAÇOOO LEGALIZO OU NAO ....NAO IMPORTAA A CAANNAb´S TA NA MENTEEE JAHH !!!
    PAZ DE JAH A TODOS!!!!!

    ResponderEliminar
  14. legalize ja, quem qr fuma é nois curtindo a noia,
    quem não qr asar, antes legaliizado do que tendo mortes por causa da proibição

    ResponderEliminar
  15. cara aaa maconha nao faz mall e sim almenta sua criatividade porra ... vcs acham que é uma droga mais é uma planta cara so isso ! caralho a ipopulaçao nao tem o conhecimento da historia e trata isso como c fosse algum assacinato vai c fode ! quem iventou foi deus ! é a natureza

    ResponderEliminar
  16. eu tenho 21 anos, comecei a fumar com 15 anos
    admito que no começo fumava por rebeldia, e tambem curto um skateboard..entao tem tudo a ver comigo
    antes eu pensava que estava me drogando e tal...
    hj aos 21 anos fumo maconha como um ritual, dichavar, bolar e degustar...e sempre numa roda de amigo firmeza..onde o papo flui legal e tira mals pensamentos da cabeça..tem MINISTRO que fuma maconha..DEVERIA LEGALIZAR SIM
    MACONHA NAO É DROGAS, BANDO DE HIPOCRITAS..
    abra sua mente e pelo menos experimente e sinta o relax que milhoes de pessoas sentem

    ResponderEliminar
  17. Ixo devia ser legalizado porque os jovens kando comesam a fumar é para se fazerem de clandestinos rebeldes. e a cannabis é menos prejudicial a saude do que o álcool. quem fuma cannabis anda bue calminho agora kem bebe ja nao, anda ai a bofia a perder tempo atrax de kem fuma um xarro em vex de andarem atrax dos deputados corruptos. devia ser legalizado mas era com regras, e nao é por ser inlegal que o pessoal nao vai fumar, kem ker fuma

    ResponderEliminar
  18. senhor anonimo do dia 30 de janeiro se a lei soubese tudo nao matavam pessoas inosentes. AXAS QUE ELES SAO JEZUS CRISTO PARECE. SEJAS PRUDENTE E CRIATIVO FUMA MACONHA PA SERES UM IPOP TUGA

    ResponderEliminar
  19. banana pra traf...Vo plantar indoor.Cannabis?vo descobrir daqui 5 meses.A 32 anos usando lixo do paraguai

    ResponderEliminar
  20. pelo bem de todos a canabis tem q ser legalizada!!!!!

    ResponderEliminar
  21. eu acho que usar canabis é uma maneira de tirar o extres do dia-dia pois eu tenho raiva ou desmotivação dou uns pega num cigarro de maconha e ja fico logo de bem com a vida mais não pensem que so na hora que eu uso eu fico assim sou muito calmo por causa dela alias ela é uma erva e deveria ser liberada sim ...

    ResponderEliminar
  22. legalizada? sim,haveria menos traficantes, a qualidade melhorava e seria melhor para a saúde do fumador.No entanto teria que ter consciêcia que poderia ser mais um vicio, para isso terá que estar preparado. O VICIO É O PIOR seja o que for...
    V.R.STO.ANTÓNIO 15/3/2011

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. vamos fumar mais um aii...aperta e passsa...eterno bob....

    ResponderEliminar
  25. bob passssa abola...legalize eh o melhor a faze

    ResponderEliminar
  26. Ridículo, é quem é contra fumar, cada um escolhe o quer quer fazer, eles estão lendo tudo que tá escrito aqui e quer continuar fumando, deixa ué. Não precisa aceitar, apenas respeite..
    E também já foi comprovado que um cigarro comun e pior que um cigarro de maconha. Então quer dizer que a sociedade deixa agente fuma o pior? que só satisfaz o desejo de tragar e só, enquanto maconha não faz tão mal, e ainda deixa você mais feliz? bem humorado?. Ah eu sou a favor da legalização da maconha no Brasil, e desculpa ae sociedade.

    ResponderEliminar
  27. _\|/_ CaNNaBisss _\|/_
    LEGALISar A NATUURESSA

    ResponderEliminar
  28. fumando descobrir minha essencia.jah é bom.

    ResponderEliminar
  29. fumo fumo asumo pra voceis entao nao vem descrimina o direito de fuma q e meu []

    by:nao interesa

    ResponderEliminar
  30. bruno diz
    Nao sei qual de voces utiliza mais CANNABIS, to com muito dificuldade em identificar.
    kkk
    abraço!

    ResponderEliminar
  31. ola meu nome e Rafael borges eu tenho 18 anos e fumo canabis des dos 9 anos de idade e eu acho que nao faz mau algum mas eu sei que meus neuroios ja te muito poucos eu achei legal ese anuçio i eu nunca vou deichar de fumar maconha

    ResponderEliminar
  32. fuma e muito bom EU AMO CANNABIS

    ResponderEliminar
  33. fumasa loka q pasando a todos foi de boca em boca( maconha)

    ResponderEliminar
  34. Tenho 21 anos. Fumo a uns oito anos, porem não direto e acho que não faz mal nenhum, sou uma pessoa bem sucedida em tudo que faço, e nunca percebi riscos nenhum na minha vida. Sou professora de história, as pessoas podem achar isso até muito assustador, mas não é. Nunca fui viciada, acho que efeitos viviantes da cannabis não ocorreram em mim. Aliás meu vício é o tabaco, a cannabis é por prazer. Meu único problema é a compra, cujo tenho receio, mas o fazem pra mim. Se fosse legalizada, uma pessoa civilizada como eu, não precisaria ter o receio de fazer isso. Outra coisa para o anônimo: "E Deus criou todas as coisas" Viva o THC!
    Ju^^

    ResponderEliminar
  35. Tenho 21 anos, nunca fumei maconha e não pretendo fumar. Respeito quem fuma, mas acho q quem fuma falar q maconha não é droga, é demais.
    É uma droga como qualquer outra, como cigarro, cerveja, Cocaína, etc;
    E por esse motivo surgiu uma imensa dúvida(pelo fato de não assumirem a maconha como droga) na minha cabeça, a respeito dos fumadores da Cannabis.
    -Pq os adeptos a essa erva não ASSUMEM q são drogados? Não ASSUMEM q são viciados?
    Por esse e muitos outros motivos, não sou a favor da legalização da maconha. Uma droga, como qualquer outra, nem sei se posso dizer q é como qualquer outra, pq quem utiliza não consegue reconhecer q é um drogado ou um viciado, coisa q usuários de alcool ou tabacos (drogas licitas) fazem. Será q ela é tão inofensiva assim, como mts dizem? Pq entao cega seus usuários?

    Fica minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro senhor de 21 anos que nunca fumou maconha, sinto lhe informar mas a maconha nao vicia mesmo, é acredite, de acordo com nosso amigo Renato Filev, biomedico e pesquisador da USP, o "baculho" é do bom, e quem dele faz uso tem um periodo de abstinencia e um sofrimento menor do que quem toma café diariamente! entao mais uma vez caro cidadao, nao venham com achismo por que mais uma vez alerto, aqui nao tem mirim nao, fika a dika! (caso nao acredite acesse a seginte pagina: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/7-mitos-sobre-a-maconha/
      fika a dika mais uma vez ;)

      Eliminar
  36. Amo maconha, tenho 16 anos, fumo desde os 11.. Tenho muitos amigos, tiro boas notas na escola, trato bem toda a gente e não me sinto viciado. Quem não faz a minima ideia do que é droga e do que é maconha informe-se antes de falar.
    Jah bless <3

    ResponderEliminar
  37. em vez de voce brigar matar ou robar fume um que é bem melhor!!!

    ResponderEliminar
  38. é uma pena saber que á sociedade não sabe lidar com isso .enquanto isso ó ffuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu aaaarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr pode crer!aquele abraço .gruug' é nós.sempre por aí.

    ResponderEliminar
  39. essa galera q fuma isso uma pá de vagabundo

    ResponderEliminar
  40. Pode cre!!! vou continuar e continuar fumando.

    ResponderEliminar
  41. aperta um ai agora que ja to com vontade de embrasa.
    governo de merda odeio o governo. la em Brasília no planalto o q tem mais é maconheiro icubado.

    ResponderEliminar
  42. canabis é bom sim relaxa e devia legalizar sim... legaliza isso quero chá todo dia vou plantar mais no meu quintal

    ResponderEliminar
  43. legalize já, pelo contrário só fazz bem ... muito bem mesmo.

    LeGaLiZe.

    ResponderEliminar
  44. Não quero e nem preciso mais financiar a tráfico algum... LegalizeBrasil
    Paz a todos!

    ResponderEliminar
  45. Eu fumo Maconha e niguém tem nada que ver,se fumo é porque eu quero...
    Como que vou ir na aula sem fumar um Basiadinho antes não tem como kdaosdkas.
    Abraço a todos os usuarios .

    ResponderEliminar
  46. Meus amigos continuem fumando essa planta brota da terra como qualquer outra e nunca mato ninguem !!!

    :)

    ResponderEliminar
  47. libere a maconha porra!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  48. Um gajo anda a passear na rua e encontra inúmeras plantas k matam por ser alucinogenico, já temos lojas k vendem cogumelos mas a pura da erva é k não , é ilegal. Gostava de conhecer kem morreu d overdose d erva!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz o que pensas...

Mensagens populares