o que é a cannabis? (what is cannabis?)

Cannabis é o género botânico de algumas plantas, das quais a mais famosa é a Cannabis sativa, da qual se produz o haxixe e a maconha. Além desta, são também conhecidas a Cannabis indica e a Cannabis ruderalis, sendo esta última, com muito menor quantidade de THC (6,9-Tetra-hidro-canabinol - principal princípio psico-ativo da Cannabis), cultivada em países como a China e Canadá para a produção de cânhamo, utilizado na indústria têxtil.

O cultivo da C. sativa é ilegal em quase todo o mundo. Nos Países Baixos a venda de pequenas quantidades desta espécie é tolerada em estabelecimentos comerciais denominados "coffee shops", onde o consumo é também permitido. No Brasil, seu consumo, produção e comercialização são proibidos.

A Cannabis indica diferencia-se da Cannabis sativa por ser mais rasteira, além de produzir mais resina rica em alcalóides que induzem ao relaxamento muscular e sedativo, enquanto a Cannabis sativa tem menos resina e uma combinação de substâncias activas que proporcionam um efeito menos sedativo e mais eufórico. Na Europa, Estados Unidos e Canadá, a Cannabis sativa e as espécies C. indica/C. ruderalis têm sido entrecruzadas desde os anos setenta, dando origem às chamadas variedades híbridas, dentre as quais o skunk é talvez a mais famosa. No Brasil, a Cannabis sativa é predominante já que se adapta perfeitamente a climas tropicais.

Alguns estudos defendem que o uso da cannabis provoca perda de concentração e memória a longo prazo (mais de 15 anos de uso, todos os dias, diminuiu essas aptidões em cerca de 2 a 3%).

A cannabis, além de conter o THC, foi utilizada durante milênios como planta medicinal, além de fornecer fibras e celulose para a indústria de tecidos e papel (industrialmente, a cannabis é mais conhecida como cânhamo).

Uso Medicinal

A Cannabis possui efeito antiemético, importante no tratamento do câncer. É capaz de reduzir significativamente a pressão intraocular, o fluxo lacrimal e a pressão ocular rítmica em pacientes com glaucoma. A cannabis possui efeito broncodilatador, sendo mais eficiente no tratamento da asma que medicamentos convencionais.

Comentários

  1. A melhor cannabis e quando vc mesmo produz e curte ela na sombra, usando apos 5 dias da colheita. Esta de caule roxo, fica com o efeito forte e prolongado. Se souber cultivar direito, ate 15 meses ela vive tendo apenas folhas pequenas e sem divisao recortada como vc conhece. So que depois de 6 meses ate as folhinhas tem efeito mui forte mesmo com gosto e cheiro de folha de caju ainda nova. Esta e uma experiencia quase unica. Veja se vc consegue. Ela fica com o tronco igual a uma arvore antiga com divisoes no tronco. E isso ai...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz o que pensas...

Mensagens populares