Canabinoides runners high


Em vez de endorfina, são os canabinoides que atuam após uma boa corrida.

Você já deve ter sentido aquela sensação de bem-estar depois de correr intensamente. Ou não? Durante décadas, os pesquisadores creditaram o aparecimento desse estado, que eles dizem lembrar a condição em que se fica quando se toma drogas, a um grupo de substâncias chamadas de endorfinas.

Compostos fabricados pelo corpo e que agem como a morfina, elas seriam as causadoras do chamado runners high, algo que poderia ser traduzido como “chapação da corrida”. Mas agora, ao que tudo indica, o papel das endorfinas está sendo colocado em xeque.

Cientistas afirmam que essas substâncias são grandes demais, de modo que não conseguem invadir o cérebro, o que significa que elas não causariam mesmo esse tremendo bem-estar. Os novos candidatos são compostos chamados de canabinoides, nome inspirado na Cannabis, a maconha, já que os efeitos deles são parecidos aos da droga. Sim, o corpo produz canabinóides quando se corre intensamente, e seriam eles os causadores da euforia gerada pela corrida. Você acredita?

Comentários

Mensagens populares