Remédio à base de cannabis pode amenizar o sofrimento de 35 mil brasileiros com esclerose múltipla

Indicado para pacientes que sofrem com os sintomas de esclerose múltipla, o remédio à base de cannabis sativa, o Sativex, está prestes a ganhar o mercado brasileiro. Em negociação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo o relações públicas da indústria farmacêutica britânica GW Pharma em entrevista para a revista Veja, Mark Rogerson, o primeiro passo da empresa é a tentativa de aprovação do medicamento em toda a América do Sul.

Comercializado na Grã-Bretanha pela Bayer Schering Pharma, que também deve ser a responsável pelo produto em nosso território nacional, o Sativex já obteve sinal verde para ser vendido no Canadá, na Espanha e na Nova Zelândia. A GW Pharma afirma que 50% dos pacientes que sofrem com os espasmos musculares provocados pela doença apresentam reações positivas, sendo uma ótima alternativa para os pacientes não adeptos da substância fumada.

A esclerose múltipla é responsável direta pela degeneração dos nervos, causando diversos males aos seus portadores. Mas mesmo a eficiência do remédio, baseado em delta9-tetrahidrocanabinol e canabidiol, sendo atestada por psicofarmacologistas renomados – como o professor da Universidade Federal de São Paulo, grande estudioso dos efeitos medicinais da maconha desde os anos 50, Elisaldo Carlini (80) – a constituição brasileira ainda é retrógada e proíbe o uso de qualquer remédio extraído da maconha (nome popular da erva que deu origem ao remédio).

Carlini afirma que até o momento não há medicação mais eficiente que o Sativex  no tratamento de dores nervosas, podendo beneficiar os em torno de 35 mil pacientes da doença só no Brasil (estima-se que hajam 2,5 milhões de casos espalhados mundo afora). A natureza nos concedeu o remédio, natural e que apazigua o sofrimento de milhares. Daremos um passo ao progresso ou permaneceremos sentados e estagnados em cima dos nossos próprios preconceitos e tabus?

Comentários

  1. A minha pergunta é se o sativex é bom porque não legalizar e deixar cada pessoa ter acesso ao remédio da forma que quiser?? fumar,vaporizar,comer,beber nas suas variadas formas??Porque temos de pagar a Bayer Health Care???? isso é a babilónia a querer assumir o controlo a maneira deles...

    DON'T LET THEM FOOL YOU...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz o que pensas...

Mensagens populares